Completamente equipado
Dizem que as cartas de Paulo a Timóteo e a Tito são epístolas pastorais, mas é de notar que esta parte da Bíblia não é apenas para pastores e líderes. Os conselhos de Paulo a estes jovens ministros são orientações de que todos precisamos para podermos amadurecer na nossa experiência com Deus. Paulo enfatizou a importância da Palavra de Deus para que se possa estar completamente equipado para toda a boa obra. Estas epístolas foram escritas perto do fim da sua vida e foram motivadas por uma preocupação sua com erros que tinham entrado na Igreja, tanto em doutrina como em comportamento. Muitos estavam a ser desviados do fundamento que Paulo tinha estabelecido, abraçando um estilo de vida lascivo e um padrão corrupto de verdade. Paulo sabia que a única forma de corrigir este desvio era voltando à Palavra de Deus. A experiência tinha de ser avaliada pelas Escrituras e o comportamento tinha de se conformar à Palavra de Deus e não aos costumes da sociedade.
Paulo, na sua segunda carta a Timóteo, aconselhou-o a procurar ser diligente ao manusear a Palavra de Deus. A Versão King James usa a palavra “estudar” em vez de “diligente” para descrever como se mostrar aprovado perante Deus. Embora “estudo” não seja a melhor tradução, está implícito como devemos ser obreiros diligentes que manejam bem a Palavra da verdade (2 Timóteo 2:15). Jesus disse que as Escrituras falam de Si mesmo (João 5:39). Jesus é a Palavra de Deus. Ele é a Verdade. Não está sujeito a uma interpretação privada e não muda de geração para geração. Paulo estava ciente de que algumas pessoas seguiam aqueles que ensinavam apenas o que queriam ouvir. Surgiu uma geração que só queria sentir-se bem, em vez de agradar a Deus. Eles não queriam ser corrigidos pela Palavra, mas sim ouvir coisas agradáveis (2 Timóteo 4:3). No entanto, as Escrituras foram dadas precisamente por esta razão: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para treinar em justiça; para que o homem de Deus possa ser adequado, equipado para cada boa obra” (2 Timóteo 3:16-17).
Paulo exortou Timóteo a permanecer em Éfeso para instruir a Igreja na sã doutrina (1 Timóteo 1:3). Doutrina é o ensino sistemático de crenças fundacionais. Em Hebreus capítulo 6 são-nos dados os rudimentos da doutrina de Cristo. São eles: Arrependimento de obras mortas, fé em Deus, baptismos, imposição de mãos, ressurreição dos mortos e juízo eterno (vs.1-2). Devemos construir sobre esta base para estarmos completamente equipados para toda a boa obra. Sair desta fundação tira-nos do caminho e leva-nos ao erro. A experiência pessoal não é a base da verdade: a Palavra de Deus é. Os sinais e as maravilhas seguem a Palavra. A espiritualidade deve estar fundamentada na verdade objectiva e revelada que se encontra na Bíblia.
Na biografia de Stephen Mansfield de Derek Prince, ele nomeou o Dr. Prince de pai do movimento neo-carismático. Ele diferenciou os dois movimentos desta forma: o movimento carismático como sendo mais experiencial (dons do Espírito e baptismo no Espírito Santo), enquanto que o movimento neo-carismático como fundado na boa exegese da Escritura, bem como a experiência da vida no Espírito. Onde os Pentecostais tinham suspeitado que as actividades académicas não eram espirituais, Derek Prince trouxe um respeito pela compreensão intelectual das coisas do Espírito. As Escrituras sempre serviram de base para a revelação e como meio para manter a precisão no estabelecimento da doutrina. O Espírito e a Palavra são Um. Não se pode ter um sem o outro. Derek Prince modelou isto no seu ensino e ministério. Ao seres bíblico és também espiritual, e desta forma estás completamente equipado para a tua vida e ministério.
Escrituras para meditar
1 Timóteo 1:3-7, 10; 4:13, 16; 2 Timóteo 1:13; 2:15; 3:15-17; 4:1-3
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «Thoroughly Equipped» in English.]