Libertando um coração rebelde
Provérbios 22:15 diz: “A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correcção a afugentará dele”. Este versículo não é facilmente aceite na actual cultura permissiva que não gosta de confrontações. A correcção é vista como um abuso, especialmente quando se utiliza uma vara. Em alguns países, mesmo o simples uso do “não” é considerado uma violação dos direitos de uma pessoa. A hipocrisia de tudo isto é que aqueles que são “guerreiros de direitos” e lutam contra ser julgados são os primeiros a “cancelar” outros que têm pontos de vista diferentes dos seus próprios. Esta rejeição de padrões morais, autoridade legítima e verdade absoluta é vista, na Bíblia, como rebelião.
Todo o ser humano tem dentro de si a semente da rebelião. A rebelião é a oposição e a rejeição da autoridade ordenada por Deus. A rebelião contra Deus foi o primeiro pecado do homem, resultando numa natureza de pecado que tem sido transmitida de geração em geração. A rebelião é andar no seu próprio caminho, fazer o que está certo segundo os seus próprios pensamentos. É a raiz de todo o pecado. Rebelião descreve a própria natureza do domínio de Satanás, que é composto por anjos rebeldes e pela humanidade rebelde. O profeta Samuel disse ao rei Saul que a rebelião é como o pecado da feitiçaria (1 Samuel 15:23). É manipulador e é obstinado em seguir o seu próprio caminho.
Para seres livre da rebelião, é necessário veres, em primeiro lugar, a rebelião no teu próprio coração. Aqui estão alguns dos sintomas:
- Teres dificuldade em ser corrigido.
- Isolares-te a ti mesmo.
- Seres argumentativo e opinativo.
- Criticares os outros, especialmente os que têm autoridade.
- Ter de ter a última palavra.
- Evitares estar sob autoridade.
- Não obedeceres à Palavra de Deus.
Há muitos outros sinais de rebelião, que podem ser mencionados, mas estes são suficientes para mostrar que realmente todos nós temos um traço de rebelião em nós. Jesus disse da Sua geração: “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46). Podemos viver em negação e desculpar as nossas atitudes e acções, mas para sermos livres, todos temos de concordar com a Bíblia na medida em que todos nós pecámos e destituídos estamos da glória de Deus.
Uma vez que a rebelião é a rejeição da autoridade, a liberdade vem através da submissão à autoridade. Francis Schaeffer disse: “O início da rebelião dos homens contra Deus foi, e é, a falta de um coração agradecido.” A submissão é, acima de tudo, uma atitude do coração. É ser grato por ser perdoado e restaurado numa relação correcta com Deus. É o regresso (arrependimento) que vemos quando o filho pródigo volta à autoridade amorosa do seu pai. A submissão é um acto de amor e confiança e é um reconhecimento de ter recebido a salvação pela graça. A rebelião endurece o coração à graça e gloria-se apenas nas próprias obras do homem. Hebreus 3:15 diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação.”
O Espírito Santo está a atrair pessoas para voltarem para Deus. Ele está a abrir os olhos dos rebeldes aos seus caminhos pecaminosos e a dar-lhes uma oportunidade de se arrependerem. As Escrituras advertem que está a chegar um dia em que a anarquia aumentará, e uma grande rebelião irá ocorrer contra Deus. Por causa do grande amor e paciência de Deus, o Espírito está a deter esse dia (2 Tessalonicenses 2:3-7). Isto é por Deus não querer que ninguem pereça, mas que todos venham a arrepender-se (2 Pedro 3:9). Mas esse dia terrível virá, por isso a chamada está aí: “Não endureçais os vossos corações; hoje é o dia da salvação.” A libertação de um coração rebelde exige que dês o primeiro passo. Humilha-te e regressa a Deus. Os Seus braços estão bem abertos para ti e Ele vai receber-te de volta.
Escrituras para meditar
Deuteronómio 31:27; 1 Samuel 15:23; Romanos 3:23; 13:1-7; Lucas 6:46
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «Freeing a Rebellious Heart» in English.]