Ansiar por mais
A minha mulher adora ansiar pelas coisas. Acredito que ela encontra mais alegria no desejo de um acontecimento esperado do que mesmo na sua realização. Depois de uma noite maravilhosa de um passeio juntos, ela pergunta quando será a próxima. O nosso terceiro filho é exactamente como ela nisto. Adora comer e, depois de apreciar o seu almoço, pergunta “o que é o jantar?”. C. S. Lewis chama a isto ansiar pela alegria, que ele define como um desejo insatisfeito que é, em si mesmo, mais desejável do que qualquer satisfação. Será verdade que esta capacidade dada por Deus de olhar para o futuro é a essência da alegria?
C. S. Lewis escreveu, bastante, sobre alegria e utilizou frequentemente uma palavra alemã sehnsucht, para descrever o foco da alegria no desejo. Ele disse que este sehnsucht é uma nostalgia que se dirige para o futuro. Chegou mesmo a dizer que este anseio por algo é a prova de que ele existe. Há algo inato em todos nós que anseia por algo mais, algo melhor: um melhor emprego, melhores condições de vida, melhores relações, saúde, etc. Sonhos e visões são feitos a partir deste anseio por mais. Só o pensar nisso coloca um sorriso no nosso rosto e alegria no nosso coração.
Paulo diz que toda a criação está com uma ardente expectação da manifestação dos filhos de Deus (Romanos 8:19). As árvores do campo anseiam por bater palmas e as montanhas por dançar de alegria ao som da vinda do Senhor. A criação sabe que há algo mais, que as coisas podem e devem ser melhores do que são agora. Esta alegria da antecipação de um novo céu e de uma nova terra ressoa em toda a natureza. É como se a criação olhasse para nós, o povo de Deus, e nos aplaudisse. “Levantem-se! Podem fazê-lo! Chegou a vossa hora!”
O livro de Hebreus menciona uma grande nuvem de testemunhas celestiais que nos encorajam a pôr de lado todos os obstáculos e pecados para correr a carreira que está perante nós. Há uma coroa de glória à nossa frente para ser ganha. Desejas isso mais do que um lucros terrenos? Jesus foi capaz de suportar a cruz pelo “gozo que lhe estava proposto” (12:1-2). Ele viu-te a ti e a mim como o prémio que valia a pena ganhar. Enquanto Ele sofria uma morte horrível, Jesus conseguia olhar através dos séculos e ver todos aqueles que seriam atraídos para Ele, e suportar tudo. A alegria está na antecipação, no desejo e na esperança. Este desejo por mais dá-nos o entusiasmo, a resistência e a força para atravessarmos os tempos difíceis. A eternidade foi colocada nos nossos corações. Há desejos em nós que este mundo não pode satisfazer. Creio que existe em nós a certeza de que fomos feitos para algo mais. Muitos percorrem caminhos diferentes para tentar satisfazer este desejo. Alguns procuram-no em possessões, prazeres, e posições. Outros procuram-no nos relacionamentos, mas é realmente um desejo que só Deus pode satisfazer. Barney Warren exprime- -se melhor no seu hino: Joy unspeakable (Alegria indescritível). A segunda estrofe é assim: “Encontrei o prazer que em tempos desejei, é alegria e paz interior; que bênção maravilhosa, estou salvo do terrível abismo do pecado.” Depois o refrão: “É alegria indescritível e cheia de glória, cheia de glória, cheia de glória; é alegria indescritível e cheia de glória, Oh, a metade ainda não foi dita.” Há mais, meu caro amigo. Deixa a tua nostalgia olhar para a frente e a tua imaginação explodir. “A metade ainda não foi dita.”
Escrituras para meditar
Romanos 8:19; 2 Coríntios 5:2; Hebreus 12:1-2; Eclesiastes 3:11; 5:20
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «Longing For More» in English.]