Provando os poderes por vir
Já foste responsável por organizar um casamento ou algum evento especial que envolva comida? Não só tens de ter o cuidado de conseguir o local certo, como também passar horas com a empresa de catering a provar o que tencionam servir. O banquete vem mais tarde. O que é provado é apenas uma amostra do que está para vir. O escritor do livro aos Hebreus usa esta expressão quando fala em edificar sobre um firme fundamento e crescer até à maturidade. Ele fala sobre provar o dom celestial (que é o Espírito Santo), a boa Palavra de Deus e as virtudes do século futuro (Hebreus 6:4-5). Este “provar” não é a contemplação de uma doutrina mas são as experiências subjectivas que um crente tem nesta vida presente.
Todos os que acreditaram no Senhor Jesus como seu Salvador provaram do Espírito Santo. No primeiro capítulo de Efésios, Paulo escreve que fomos selados com a promessa do Espírito Santo como um “penhor” do que está para vir (1:13-14). A palavra grega usada aqui é arrabon, que denota um depósito, penhor ou entrada. O que está a ser dito é que há mais por vir. Em grego moderno, esta palavra significa um anel de noivado. O que temos experimentado do Espírito Santo nesta vida é apenas um aperitivo. Um dia, festejaremos com Ele na boda de casamento do Cordeiro. É difícil esperar até que a mortalidade se revista da imortalidade, não é?
Outro aperitivo a saborear é a boa Palavra de Deus. A Palavra de Deus é Deus a falar connosco acerca de Si mesmo e do Seu propósito para toda a criação. A Bíblia é como um mapa que nos leva a Deus e um livro de receitas para experimentar a Sua boa e perfeita vontade aqui na terra. Os crentes genuínos têm um apetite pela Palavra de Deus. Quanto mais provam, mais querem. Sempre fui um leitor ávido, mas depois de ter recebido o Senhor na minha vida, não me canso da Bíblia. Houve um tempo em que duvidei da infalibilidade da Bíblia e julguei-a continuamente de acordo com a minha experiência ou raciocínio. Ao fazer isto, a minha fé secou e a experiência da bondade de Deus escapou- -me. Tive de tomar a decisão de acreditar na Palavra de Deus, na sua totalidade, e de procurar a revelação sobre o que não compreendia. Romanos 10:17 diz: “Assim, a fé é pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus.”
O que se segue nesta travessa de amostras é o poder da era que está por vir. Antes de provarmos isto, perguntemo-nos: O que há nesta era futura? Bem, em Isaías 11 a Bíblia diz que a terra se encherá com o conhecimento da glória de Deus (v.9). O livro de Hebreus cita Jeremias ao revelar que o pecado será removido e nós conheceremos o Senhor como Ele realmente é, acabando com as especulações (8:11). Jeremias também diz que tudo o que nos faz tropeçar será tirado do caminho (31:9). Hebreus também cita o Salmo 8 ao dizer que todos os poderes do inimigo estarão sujeitos a nós (2:6-8). O escritor continua, dizendo que não vemos tudo agora, mas o veremos. Agora isto é um pouco difícil de compreender porque Jesus deu aos crentes autoridade para pisar sobre todo o poder do inimigo (Lucas 10,18-19). O que Ele nos deu foi uma entrada, um petisco, do que está para vir.
Para resumir, deixem-me citar Watchman Nee: “Se possuímos a salvação e a vida eterna no presente … então também devemos experimentar hoje um pouco do sabor do resto destes poderes.” A nossa fé não deve ser uma mera aceitação intelectual das doutrinas bíblicas, mas uma experiência do Céu na terra. Ao provar, não só o nosso apetite é despertado, como também temos a certeza de que mais está para vir. “Provai e vede que o Senhor é Bom…” (Salmo 34:8).
Escrituras para meditar
Hebreus 6:5; 8:6-9; 1 Pedro 1:5; Efésios 1:13-14; 1 Coríntios 15:53
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «Tasting the Powers to Come» in English.]