A Palavra Viva
«Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.» (Hebreus 4:12)
I. A Palavra Inspirada
«Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.» (II Timóteo 3:16)
- A Palavra é Espírito, (sopro de Deus)
- Homens foram inspirados pelo Espírito Santo, (II Pedro 1:21)
II. A Palavra Incarnada
- Jesus – A Palavra Incarnada, (João 1:14)
Maria disse: “eis aquí a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” (Lucas 1:38) - A Palavra em nós. Entra pelos ouvidos, (Romanos 10:17)
Ouvimos a pregação da Palavra, é recebida com fé e nascemos de novo…um novo homem - Substância espiritual
I João 1:1, “…as nossas mãos tocaram da Palavra de Deus.
Na criação, o Espírito Santo estava sobre o abismo a espera da Palavra de Deus.
Os demónios esperam para material espiritual para ter substância espiritual para fazer a sua obra. - Somos a Palavra lido pelos outros, (II Coríntios 3:2-3, “vós sois a carta de Cristo … lido por todos os homens.”)
III. A Palavra Expirada
- O Espírito Santo vigia sobre a Palavra para a cumprir, (Jeremias 1:12).
- «Rhema» – a Palavra falada
A palavra da fé, (Romanos 10.8).
É eficaz, (Hebreus 4.12) - Palavras têm poder,
Provérbios 18:21, «A morte e a vida estão no poder da língua» - Os demónios esperam para material espiritual para ter substância espiritual para fazer a sua obra. Quando falamos palavras negativas, ou de medo ou maldições, os espíritos malignos têm algo para trabalhar.