Como Podes Saber que És Salvo
I João 3:1, «Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós somos. Por isso o mundo não nos conhece, porque não conheceu a ele.»
I. Oíde e Ginosco
- Oíde ou Eíde: Conhecimento intuitivo, (ex. João 7:15: «[…] como sabe este letras; não as tendo aprendido?»). Conhecimento obtido somente através de um relacionamento com Deus (Lucas 1:77 – «conhecimento da salvação»).
- Ginosco: conhecimento através de experiência; entender, perceber, (I João 2:4 – «Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.?). Conhecimento que expressa participação com o que é conhecido.
- É como a diferença entre saber e conhecer. (I João 2:3).
Contraste – «[…] o que eu faço, não o sabes [oidra] tu agora, mas tu o saberás [ginosco] depois,” (João 13:7) - Exemplos: Ginosco – Mateus 7:23, «[…] nunca vos conheci […]»
Oída – Marcos 4:13 – «Não percebeis esta parábola? […]»
II. Testemunho do Espírito Santo
- Quem crê em Jesus tem o testemunho em si, (I João 5:10).
A palavra «testemunho» aparece 10 vezes entre v. 6-11. - O Espírito Santo ensinará todas as coisas.
III. Comunhão com Deus e Uns com os Outros
- Comunhão é andar na luz onde Deus está. Não há comunhão distante. È como andar de mãos dadas, falando, compartilhamos tudo. É uma amizade em que há transparência e intimidade.
- Unido com Deus é união com os seus filhos (I João 1.6-7).
- Hoje em dia há falta da comunhão. Os relacionamentos são mais virtuais e superficiais. As pessoas têm medo de ser magoadas.
IV. Obediência à Palavra de Deus
- Dizer uma coisa mas fazer outra revela que não conheces Deus (Tito 1:16).
- Podemos saber que O conhecemos se guardarmos os seus mandamentos (I João 2:3). Se tivermos uma relação com Deus, queremos fazer somente o que Ele diz.
V. Amor
- Amor pelos irmãos é um sinal que passamos da morte para a vida (I João 3:14).
- Amor foi derramado no nosso coração por Deus (Romanos 5:5).