Toma o Teu Lugar: 18 a 24 de Novembro
Proteção no meio da batalha
De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.
— Salmo 121:6-8
Este é um dos Salmos mais conhecidos da Bíblia e com frequência ouvimos também os primeiros versículos que dizem: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor” (versículos 1 e 2).
Todos, sem exceção, passamos por alguma batalha, uma adversidade ou uma dificuldade. Por vezes essas situações podem ser menores, outras vezes maiores, umas vezes alteram a nossa forma de ver certas coisas para sempre, outras que nos tornam mais maduros e fazem-nos crescer, umas vezes em que parece que estamos encurralados e derrotados, outras que sentimos que nos “puxam” para uma outra “realidade”. Em todas as batalhas pelas quais já passámos é comum a sensação de parecerem intermináveis e de exigirem muita resistência e convicção da nossa parte. No Salmo que destacamos, o salmista descreve a protecção do Senhor sobre a nossa vida nestas alturas difíceis: o nosso pé não vacilará; o Deus dos exércitos não dormirá; o sol e a lua não nos ferirão!
Podem no entanto surgir as seguintes questões: “Então, porque é que eu tenho de passar por isto que é tão difícil?” “Porque é que eu não sou simplesmente retirado da batalha e colocado lá mais à frente onde a batalha já terminou?”
Ao longo de todo este Salmo e em muitas outras passagens da Bíblia, Deus não promete que não iremos ter lutas mas sim que em todo o momento Ele É o nosso socorro. Muitas dessas lutas acontecem para nos aperfeiçoar, outras são fruto de escolhas (menos boas) nossas e que nos conduziram àquele estado. Contudo, em momento algum o Senhor nos deixará!
No versículo 6 do Salmo diz que “De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite”. O Senhor não diz que nos retirará do alcance do sol ou da lua (utilizados em linguagem figurada). Também não diz que irá impedir que o sol e a lua brilhem. Seremos expostos ao sol e à lua, estes tentarão ferir-nos, mas essa tentativa não irá provocar qualquer dano em nós. Poderemos estar no maior pico da luta, podemos estar a sofrer os ataques mais ferozes, mas não temamos porque Deus não irá permitir que isso nos afete. Ele guardará cada passo, cada acção, absolutamente tudo ao nosso redor.
Tão somente olhemos para Aquele que É o nosso socorro!
· A luta é intensa mas eu não desisto!
· Eu sei que Tu não me deixas, não dormes nem te esqueces de mim.
· Levanto a minha cabeça para o alto, recebo o Teu amor e continuo a lutar!
· Avanço sem receio do que possa vir a acontecer porque tenho a certeza de que Tu estás comigo!
TOMA O TEU LUGAR
A presença de Deus é a nossa prioridade, manifestar o seu reino é o nosso mandato.
Durante este ano, iremos ter para cada semana, um pequeno texto para meditares e alguns tópicos de oração. Sozinho ou em grupo, em casal ou em família, usa este recurso para que Deus tome o Seu lugar na tua vida e tu tomes o teu lugar no Seu plano.
[Publicado ao domingo, em https://www.logoscc.org/toma-o-teu-lugar]