Toma o Teu Lugar: 9 a 15 de Setembro
Desenvolvo o Reino de Deus nesta Terra!
Outra parábola lhes disse: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que tudo esteja fermentado.
— Mateus 13:33
Nesta parábola, Jesus diz que o fermento é misturado com a farinha até que tudo esteja fermentado. Ou seja, a farinha é a humanidade. O fermento somos nós que já conhecemos o amor de Deus.
Como vemos no célebre texto de João 3:16, Deus ama toda a humanidade, por isso enviou Jesus pois Deus deseja que todos se salvem (I Timóteo 2:4). Não servimos a um Deus insensível, ou que despreza o homem quando este O procura (Salmos 51:17). Pelo contrário! Aliás, Deus procura quem O adore (João 4:23)! Deus quer um relacionamento próximo com o homem.
Portanto, Deus AMA a humanidade! E, em relação a nós (que já conhecemos este amor), mais do que nos amar, Deus procura que possamos ser instrumentos deste amor incondicional e demonstrá-lo pela Terra.
O plano de Deus é que sejamos agentes que espalham o amor de Deus pelos ambientes que frequentamos. As pessoas precisam de ver a expressão do Reino de Deus em nós e, automaticamente, sem grandes discussões doutrinárias, vão querer entrar nessa realidade do Reino!
Vejamos o que aconteceu com Daniel, Sadraque, Mesaque a Abede-Nego. Nabucodonosor levou estes quatro jovens de Israel como escravos. Tentou mudar-lhes os costumes, a cultura, a comida e até lhes mudou o nome. Contudo, embora estivessem na Babilónia (terra distante), com costumes diferentes, com uma cultura diferente e até com nomes diferentes, a Babilónia não entrou dentro deles! Em resumo, estes “prisioneiros” provocaram uma autêntica revolução cultural, passando aquele povo a servir ao verdadeiro Deus! Tudo porque estes jovens não se contaminaram com a cultura onde estavam inseridos, permanecendo incorruptíveis, vivendo de forma visível o Reino de Deus. Podemos ver que agiram como o fermento que Jesus fala, de tal forma, que toda a farinha (reino da Babilónia) ficou fermentada (transformada)!
Nós somos estes agentes que Jesus enviou! Por vezes até podemos chegar com o rótulo de “escravos”. Contudo, o Reino de Deus que habita em nós irá ser ampliado, desenvolvido, tornado visível e os que nos rodeiam irão reconhecer quem é o verdadeiro Deus, irão perceber que são amados por Deus e escolherão passar a viver no Reino de Deus.
· Sou um agente da manifestação do amor de Deus!
· Através do Espírito Santo, tenho em mim o Reino dos céus – justiça, paz e alegria!
· Não me contamino com os princípios deste mundo!
· Vivo neste mundo, mas o mundo não entra dentro do meu coração!
TOMA O TEU LUGAR
A presença de Deus é a nossa prioridade, manifestar o seu reino é o nosso mandato.
Durante este ano, iremos ter para cada semana, um pequeno texto para meditares e alguns tópicos de oração. Sozinho ou em grupo, em casal ou em família, usa este recurso para que Deus tome o Seu lugar na tua vida e tu tomes o teu lugar no Seu plano.
[Publicado ao domingo, em https://www.logoscc.org/toma-o-teu-lugar]