Abismo chama abismo
Nos Salmos, Davi mostra ao mundo as lutas mais secretas do seu coração. Ele expõe a sua intimidade, para que todos a possam ver. Os seus pecados, os seus anseios, as suas desilusões, as suas dúvidas e o seu desespero são expostos ao público. Como respondes às suas lutas? Será que o julgas ou identificas-te com ele? Se pudermos ser honestos connosco, admitindo que, por vezes, também nós nos sentimos abatidos, então, podemos ler as soluções que David encontrou e aprender, com ele, como nos levantar.
No Salmo 42, David derrama o seu coração. No versículo 2, ele diz, “a minha alma tem sede de Deus”. No versículo 3, “as minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite”. E no versículo 6, “A minha alma está abatida dentro de mim”. Ele sentia que os seus problemas eram mais do que ele podia suportar. Ele clamou a Deus e não houve resposta. Os que estavam ao seu redor, diziam que Deus o havia abandonado. No versículo 7, ele diz: “Um abismo chama outro abismo ao ruído das Tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim”. As catadupas, a que David se refere, eram como tornados de água, (ciclones). Essas catadupas são frequentes na costa Síria, e tenho a certeza que o salmista estava ciente delas e da destruição que elas podem causar. David está no “fundo do poço”. Era a hora mais escura da sua alma.
Para se levantar, David teve que assumir o controle sobre a sua alma. A solução não era sentir pena de si mesmo, nem encontrar paz em culpar os outros. Ele não podia levantar-se, olhando para baixo. A sua sede era por Deus e Deus somente. Ele teve que se lembrar da bondade de Deus e teve que colocar os seus pensamentos nos dias em que ele foi com povo à casa de Deus, com voz de alegria e em louvor, e juntos festejavam. Ele viu que a sua solução estava em Deus e ele desejava ser restaurado ao lugar de louvor. Então, ele ordenou a sua alma dizendo para si mesmo: “Espera em Deus; pois ainda O louvarei, o qual é a salvação da minha face”, (Salmo 42:11).
Contra todas as emoções de derrota e contra todas as dúvidas da sua mente, David começou a louvar ao Senhor. Ele louvou-O em oração. Ele declarou a misericórdia de Deus sobre a sua vida. Ele bebeu, mais uma vez, da fonte da salvação. Na sua noite, os cânticos voltaram e durante o dia o Senhor ordenou a sua benignidade. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Se tu estás na “hora mais escura da tua alma”, vai ao intímo do teu espírito e assume o controle. Vai para além das emoções, para além das dúvidas e ordena à tua alma para fazer a vontade do Espírito. Diz a ti mesmo: “Espera no Senhor. Regozijate sempre. Em todas as coisas dá graças”. Ondas podem vir sobre a tua alma, como um dilúvio, mas o Senhor levantará um estandarte contra elas. Do “abismo” grita: “Louvado seja o Senhor!”
Escrituras Para Meditar:
Salmo 69; 42; 63; 30:5; 91; Filipenses 4:4; I Tessalonicenses 5:18
[Read the devotional «Deep calls unto Deep» in English.]
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.