Cada vida é importante
O versículo bíblico mais citado de sempre é João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Este é o Evangelho em poucas palavras. Deus ama o mundo. Ele ama todas as pessoas em todo o lugar. Não importa de que raça sejam ou o que tenham feito, o amor de Deus é o mesmo para todos. O amor não é uma emoção efusiva. O amor é uma pessoa que Se expressa através do sacrifício e da doação de Si mesmo em benefício dos outros. João, na sua primeira carta, diz que conhecemos o amor pelo facto de Cristo ter morrido por cada um de nós (1 João 3:16). Porque Ele ama, nós podemos amar. Mas devemos ter em mente que devemos amar como Ele ama, não como nós pensamos que o amor deve ser.
Jesus revelou ao mundo o que o amor realmente é. Ele explicou que, se só amamos aqueles que nos amam, não sabemos realmente nada sobre o amor de Deus. Não é difícil amar aqueles que nos amam, até quem não conhece Deus faz isso. Jesus disse que devemos amar a todos, mesmo os nossos inimigos (Lucas 6:32-36). Na cultura de hoje, a ênfase está na conformidade ao que é considerado “correcto”, tal como interpretado pela “tribo” a que cada um pertence. Inconscientemente, a sociedade tem sido seduzida a pensar que o nosso grupo está certo e que todos os outros estão errados. As atitudes “eles” vs. “nós” criaram divisões e inimigos naqueles a quem nos é dito para amarmos tal como amamos a nós próprios.
A aceitação deste tribalismo tóxico fez com que muitos atravessassem para o outro lado da rua quando se aproximavam daquele que consideramos ser o “inimigo”. Podemos condenar o racismo e muitos outros pecados, mas, ao mesmo tempo, praticar a demonização daqueles que consideramos “racistas” ou “pecadores”. Jesus deu a Sua vida por nós “enquanto ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8). Ele atravessou a rua para nos ajudar no nosso estado mais desprezado. Ele não teve medo de sujar as Suas mãos ao tocar na nossa sujidade e doença, nem nos condena quando caímos. O amor salva-nos do nosso pecado e devolve-nos ao propósito para o qual fomos criados. O amor não é um sentimento passivo. É activo e empenhado em restaurar, dar, ajudar e acreditar.
Cada a vida é importante, porque somos todos criação de Deus e fomos todos maravilhosamente formados e feitos (Salmo 139:14). Toda a vida é preciosa aos olhos de Deus. Toda a vida precisa de ser respeitada, cuidada e amada. Desde o momento em que a vida começa na sua concepção, Deus está envolvido na formação do seu destino. Uma e outra vez vemos na Bíblia a admoestação para respeitar, honrar e amar a todos. Com isto vem a proibição repetida de matar, prejudicar, abusar, desrespeitar e odiar. Deus é Amor e Ele ama cada um de forma pura e redentora. Não há pecado que Ele não perdoe, nem pessoas demasiado perdidas que Ele não possa salvar. Por cada vida importar, Jesus tirou o muro que nos separa dos outros. Ele declara-nos um n’Ele. Uma unidade que não considera se uma pessoa é negra ou branca, rica ou pobre, judia ou gentia, homem ou mulher, idosa ou jovem. Os títulos não fazem diferença para Ele porque todos são preciosos aos Seus olhos.
A importância de cada pessoa é determinada pelo sacrifício que Jesus pagou na cruz: a Sua vida em troca de cada uma das nossas. O valor da minha vida, da tua vida e de todas as outras vidas é o mesmo que o da vida de Jesus. Isto é o quanto Ele nos ama e o porquê de cada vida importar. Somos salvos porque Deus nos ama, e, por sermos salvos, amamo-nos uns aos outros. Por termos sido aceites por Deus, podemos aceitar cada pessoa tal como é. Por Deus não nos condenar mas perdoar, nós podemos perdoar e não julgar. Deus deu o primeiro passo na nossa direcção, agora podemos seguir os Seus passos na direcção dos outros. Cada vida é importante.
Escrituras para meditar
João 3:16; 1 Coríntios 13; 1 Pedro 2:17; 1 Timóteo 2:1-4; Tiago 2:8; 1 João 3:16
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «Every Life Matters» in English.]