Cheque em branco
Fico muito surpreendido quando leio o que Jesus disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei,” (Jo. 14:14). Isto, realmente, desafia a minha fé. “Alguma coisa”… será realmente assim? Quando penso sobre “alguma coisa” surgem-me dúvidas. “Bem, talvez não seja alguma coisa“, diz o meu coração incrédulo. Então, dou palpites sobre o que é razoável, ou dentro dos limites das minhas necessidades, ou sobre aquilo que percebo ser a vontade de Deus. Mas a razão limita a fé e a fé é o que agrada a Deus. Então, talvez o que nós precisamos fazer é apenas crer que “alguma coisa” significa tudo.
Ouvi uma história sobre um rei que disse a três dos seus servos fiéis, para lhe pedirem qualquer coisa que ele o concederia. O primeiro servo, com grande humildade pediu um dos anéis do rei, pois sabia que era uma grande honra possuir um anel do rei. O segundo servo, sem saber se estava a ser muito ousado ou não, pediu o cavalo do rei. O terceiro servo ousadamente pediu metade do seu reino. O rei sorriu ao ouvir o pedido deste terceiro servo e disse que estava realmente satisfeito com este pedido. O Rei foi honrado pela grandeza do pedido, pois apenas um grande rei poderia conceder uma dádiva destas. Os dois primeiros servos desonraram-no, pedindo tão pouco, mas o terceiro servo honrou a sua bondade e grandeza.
Acredito que aquilo que pensamos ser humildade é muitas vezes um disfarce à nossa incredulidade. Não temos porque não pedimos, e mesmo quando pedimos, pedimos de forma errada e por isso não recebemos. (Tiago 4:3) Pede de uma forma que irá honrar a Deus. Pede em GRANDE. Nos Salmos temos um exemplo de um grande pedido: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e os confins da terra por possessão…!”, (Sl 2:8). Uau, este pedido é grande.
Deus quer que tu honres a Sua grandeza com o tamanho do teu pedido. Começa hoje. Agarra numa das grandes promessas das Escrituras e usa-a como um guia de oração. Por exemplo, no livro de Joel, há uma promessa em que Deus diz que derramará o Seu Espírito sobre toda a carne. (Joel 2:28) Pede ao Senhor o derramamento do Seu Espírito na tua nação; que esse avivamento venha sobre a tua igreja, a tua cidade e o teu país. Acreditas que é possível? Qualquer coisa menos é incredulidade.
“Alguma coisa” reflete a bondade de Deus. Deus é muito mais do que a bondade que pode ser encontrada no homem. Porque Deus é bom, Ele quer que tu desfrutes a vida. Assim como um pai ou uma mãe gosta de ver o sorriso e a emoção de alegria no rosto do seu filho quando recebe um presente, muito mais o Pai Celestial deseja tornar a nossa alegria completa ao dar-nos o que desejamos.
Quando a minha mãe ficou grávida do seu quinto filho, eu queria muito que este novo membro da nossa família, fosse um menino. Eu já tinha três irmãs, e não queria pensar em ter mais uma irmã. Queria um irmão. Não sabia como pedir a Deus, mas pedi aos meus pais. Eles não me deram nenhuma garantia, então, adicionei ao pedido um plano B. Se fosse uma menina, então gostava de ter um macaco. Isto fez os meus pais sorrirem, e quem diria, o bebé foi uma menina. Os meus pais não me podiam dar um macaco de verdade, mas compraram-me um macaco de peluche. Não era a mesma coisa que um macaco verdadeiro, mas ficou comigo durante anos.
Jesus disse: “Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”, (Mt. 7:11). Isto é um cheque em branco. Deus assinou o Seu nome e nós podemos preencher com o que desejamos. Não te resignes com a incredulidade. Pede em Grande! O nosso Deus é capaz de fazer qualquer coisa.
Escrituras Para Meditar
I Timóteo 6:17; Mateus 7:7-11; 21:22; Marcos 11:24; João 14:13-14; 16:23-24; Tiago 4:3
[Read the devotional «Blank Check» in English.]