stone veneer

Compromissos

Há alguns anos eu estava a falar com um jovem que estava na preparação para o ministério, e a igreja da qual ele fazia parte tinha-lhe pedido um compromisso de dois anos. Achei isso estranho porque a minha ideia de servir ao Senhor, no contexto do Seu Corpo, era um compromisso para toda a vida. Antes da minha conversão a Cristo, eu tentava ao máximo evitar qualquer tipo de compromisso. As minhas relações eram temporárias e egocêntricas, os empregos que aceitei eram apenas passos para algo melhor. Para mim era difícil ficar num só lugar. Houve uma luta interior para tomar a decisão de casar, embora estivesse apaixonado pela minha mulher. O compromisso era assustador para mim, pois via-o como uma perda da minha liberdade.

No nosso primeiro ano de casamento, só conseguia pensar em sairmos do lugar onde estávamos a viver e irmos ver o mundo. Tanto eu como a minha mulher sentimo-nos chamados para missões e estávamos prontos. Depois, foi como se uma bomba tivesse sido lançada sobre nós quando ouvimos o Senhor dizer: “Fica aqui o resto da tua vida”. Não podíamos pensar em nada pior do que viver nesta “cidade de cowboys”, no Noroeste da América. Que luta, mas finalmente abdicámos dos nossos “direitos” sobre as nossas vidas e dissemos “sim” à vontade de Deus. Comprámos uma casa, tivemos a nossa primeira criança, e instalámo-nos ali para “o resto da nossa vida”. Fizemos parte de um grupo maravilhoso de amigos que tinham um coração de serviço ao Senhor e estávamos realmente a gozar a nossa vida, até que o Senhor disse: “Agora, vão!”. Nessa altura já tínhamos feito compromissos para pagar a nossa casa e carro, tínhamos compromissos na nossa igreja local, compromissos em todo o lado… foi difícil fazer as malas e partir.

O que tivemos de aprender é que o nosso principal compromisso era com o Senhor. Todos os outros compromissos tinham de ser de menor importância. Disse o salmista: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Salmo 37:5).

Ao comprometermo-nos com o Senhor, estamos a confiar os nossos desejos, futuro, e as nossas próprias vidas nas Suas mãos. Estamos a dizer que Deus sabe o que é melhor. Vejam os versículos 3 e 4: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração”. Depois de entregar os nossos caminhos ao Senhor, podemos ser fiéis para fazer o que Ele deseja. Nisto a nossa alegria será plena porque o Senhor nos dá os desejos do nosso coração.

Muitos têm ficado sobrecarregados de compromissos com as coisas erradas. Disseram “sim” a tantas obrigações que já não têm tempo nem energia para dizer “sim” a Deus. Aqueles que o fazem, são muitas vezes motivados pela necessidade de afirmação, ou manipulados pelo medo do homem. Estes falsos fardos que nos são impostos por outros apenas nos esvaziam de virtude e deixam-nos frustrados e esgotados. O fardo de Deus é suave e a Sua carga é leve. Ao comprometermo-nos primeiro com Deus, podemos então estabelecer limites que nos protegerão do envolvimento em áreas que nos afastariam daquilo que Deus nos chamou a fazer.

Compromissos são promessas que concordamos em fazer. Dizes “sim” aos pagamentos mensais quando compras uma casa, e “sim” à frequência de aulas quando te matriculas na escola. Quando casas, dizes “sim” a um compromisso para toda a vida. É um bom compromisso a assumir. Assumimos compromissos a toda a hora. Antes de dizer “sim”, certifica-te de que é o que Deus quer que faças. Primeiro, entrega os teus caminhos ao Senhor e tudo o resto te será acrescentado.

Escrituras Para Meditar
Salmos 37:5; 55:22; Provérbios 16:3; Mateus 6:33; 11:30

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Commitments» in English.]

Similar Posts