Deus é Grande
Em que é que se pensa quando se ouve a palavra grande? Aqui estão alguns sinónimos que vêm à mente: Tremendo, enorme, grandíssimo, fantástico, colossal, e excessivo. Tenho a certeza de que podes acrescentar mais alguns. No entanto, quando falamos de Deus como sendo grande, mesmo estas palavras simplesmente não conseguem dizer tudo. É mais fácil descrever as grandes coisas que Ele faz. Em Atos 4:33 diz que os apóstolos davam “com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”. O nosso grande Deus estava a fazer grandes milagres através dos apóstolos e havia uma grande graça sobre todo o povo. Agora vamos acrescentar esses sinónimos ao poder e à graça.
Ao ver a grandeza de Deus na forma como Ele trabalha nas nossas vidas e através delas, estamos a ver o invisível tornar-se visível. É o sobrenatural que invade o natural. Estes grandes actos de Deus estão além da capacidade do homem, por esta razão são uma manifestação de graça. A graça nunca é conquistada ou merecida. A graça é um dom. Paulo escreveu aos Efésios que nunca podemos receber crédito pelo que Deus faz, seja o que Ele faz por nós ou através de nós. A nossa confiança só pode estar em Deus. Ele deve receber todo o louvor e toda a glória. A graça é Deus a dar. A fé é o homem a receber. Grande fé acontece quando recebemos grande graça, ou por outras palavras, quando vemos Deus sendo capaz de fazer muito mais do que podemos imaginar possível para nós.
Quão grande é Deus para ti? Não se trata apenas de algo que dizemos: “Deus é grande”! Até os muçulmanos o fazem na sua declaração: “Allahu akbar”. Qualquer fanático religioso pode declarar estas palavras. A grandeza de Deus deve ir para além das palavras que dizemos. Deve reflectir-se na nossa relação com Ele. Quão grande é Deus na tua dependência d’Ele? Estás ansioso pela tua vida: onde vais viver, o que vais comer ou o trabalho que tens? Este tipo de preocupação apenas revela que Deus não é grande para ti. O medo somente mostra que estamos a confiar nas nossas próprias capacidades e áreas fortes e não em Deus.
Quão grande é Deus nas tuas orações? Oras pelo mínimo ou apenas para sobreviver? É essa a tua ideia da grandeza de Deus? O que realmente acreditas acerca a Sua grandeza é revelado no tamanho dos teus pedidos. Ouvi uma história sobre um rei que deu a três dos seus súbditos a oportunidade de pedir qualquer coisa de si mesmo. O primeiro pediu um dos anéis do rei. O segundo pediu o cavalo do rei. O terceiro pediu metade do seu reino. O rei sorriu e concedeu o pedido do terceiro servo e disse que tal pedido o honrava, e que os pedidos dos dois primeiros não o fizeram. Quando pedimos pouco, não honramos a Deus. É como se Ele tivesse apenas um pouco para ser dividos entre tantos. O nosso Grande Deus dá abundantemente de acordo com as Suas riquezas.
Tiago escreveu que pedimos e não recebemos porque pedimos mal (Tiago 4:3). Ele está a dizer que as nossas orações “erradas” não atingem o alvo. São insalubres porque têm tudo a ver com as nossas necessidades e desejos. Quando o fazemos, fazemos com que Deus desça ao tamanho das nossas circunstâncias. Claro, temos necessidades, mas Deus é muito maior do que as nossas necessidades. Portanto não peças para sobreviveres mais um dia, para suportares mais uma ofensa, ou para pagares mais uma conta. Deus não é assim tão pequeno. Pelo contrário, ora para que possas ser um fazedor de história, para que possas mostrar a grandeza de Deus em tudo o que fazes. Ora para que prosperes assim como a tua alma prospera e para que Deus seja glorificado na tua vida e através dela. Pede em GRANDE porque Deus é Grande.
Escrituras para meditar
Atos 4:33; Tiago 4:3, 8; Marcos 11:22-24; Efésios 2:8-9; 3 João 2
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «God Is Great» in English.]