És tu amoroso ou egoísta?
O mundo inteiro quer amor. Amor é o tema mais falado e cantado no mundo. Como os Beatles cantaram na década de 1960 “All we need is love” (tudo o que precisamos é amor). No entanto, este mundo não parece tão amoroso. Agora há mais conflitos, divórcios, assassinatos, tráfico de seres humanos e mais abusos do que nunca. Talvez o que é promovido como “amor” não é tão amoroso.
Para compreender o amor tu deves ir à fonte do amor. Deus revela-Se como Amor. Ele é Amor. O amor é a Sua essência e natureza. Ele não pode ser outra coisa senão amor. Deus define o amor desta forma: «Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…”, (João 3:16). O amor é revelado ao dar o melhor. O amor está em dares-te a ti mesmo. Amor implica sacrificar o que tu amas em benefício de outros. Em I Coríntios 13; (o capítulo do amor), Paulo escreve: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca acaba”.
O amor não é egoísta. O egoísmo é quando tu te colocas em primeiro lugar. O egoísmo é uma perversão do amor. Uma pessoa que é egoísta pensa que a outra irá satisfazer todos os seus desejos e necessidades. Ela pode casar para ser amada, participar numa igreja para ser aceite e amada ou até ter filhos para receber a atenção e o amor que ela tanto deseja. Se a razão destas decisões é para satisfazeres as tuas necessidades ou desejos, então tu nunca deverias casar, ter filhos ou juntares-te a uma igreja. É apenas uma questão de tempo para que as coisas, simplesmente, não funcionem como queres e tu acabas desiludido e magoado. Este tipo de amor esfria e logo encontras um novo ambiente que seja mais auto apaziguador. Aquilo que a pessoa egoísta pensa ser amor, só termina em amargura, corações partidos e até ódio.
O casamento, a família, a igreja, e até mesmo a adoração só funciona quando o amor de Deus é experimentado na vida das pessoas envolvidas. O amor é incondicional e edifica. O egoísmo tem expectativas e as expectativas são o que matam os relacionamentos. É usar o outro para tua própria satisfação. Ele é como a sanguessuga em Provérbios 30:15-16 que possui duas filhas: Dá e Dá. Elas nunca conseguem obter bastante atenção, amor e prazer. Este amor egoísta é o que é promovido na maioria dos relacionamentos no mundo de hoje. Os Rolling Stones expressam a sua futilidade na canção “I Cant Get No Satisfaction” (não consigo obter satisfação).
É preciso decidir ser amoroso, em vez de ser egoísta. Martin Luther King, Jr. disse: “Decidi ficar com o amor. O ódio é um fardo muito grande para carregar”. Amar custou-lhe a vida e pode custar a sua. Mas o verdadeiro amor não pensa sobre o que lhe pode custar. O amor só se preocupa com os outros. Podemos amar, porque Deus nos amou primeiro. Por isso, obtém da fonte do Amor e, em seguida: dá e dá, e dá.
Escrituras Para Meditar
I Coríntios 13: 8:1; Gálatas 5:22; João 3:16; I João 3:16; 4:7-12; Provérbios 30:15-16
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.