Orar no Espírito
Em Efésios 6:18, Paulo exorta a igreja a orar “em todo o tempo no Espírito, com toda oração e súplica.” Se estás a interceder por alguém, se estás a pedir alguma coisa, se estás a louvar e a dar ações de graças, ou se estás a ter comunhão com Deus, faz tudo isto “no Espírito”.
A expressão “orar em”, tem vários significados. Pode significar, “por meio de”, “com a ajuda de”, “na esfera de” e “em conexão com”. Orar no Espírito refere-se mais à forma como se ora, do que ao que se ora. Todos estes significados podem ser vistos nas Escrituras.
Paulo aborda a forma de orar “por meio de”, quando instruiu a igreja de Corinto acerca de falar em línguas. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi enviado para batizar os crentes que se tinham reunido no Cenáculo. Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, “conforme o Espírito lhes concedia que falassem”. (Atos 2:4) Paulo explica que podemos orar em espírito e também orar com o nosso entendimento. (I Coríntios 14:14) O S. Patrício, da Irlanda, no século V, escreveu no seu livro, A Confissão, sobre um sonho no qual ele orava numa língua estranha. No final da oração ouviu uma voz que dizia: “Ele, o que deu a Sua vida por ti, é o mesmo que fala dentro de ti.” Ele estava a orar por meio do Espírito Santo.
Aos romanos, Paulo explica que orar no Espírito é orar com a ajuda do Espírito de Deus. Muitas vezes não sabemos como devemos orar. A vontade de Deus parece obscura e os nossos pensamentos e desejos são confusos. Ao orarmos no Espírito, é Ele quem nos ajuda nas nossas fraquezas a orar segundo a vontade de Deus. Não podemos exigir o que Deus nunca prometeu. Ao orarmos com a ajuda do Espírito temos a garantia de que as nossas orações serão ouvidas e atendidas. O Espírito de Deus conhece a mente de Deus e ora através de nós a Sua vontade.
O terceiro significado de “orar em” Espírito é o de orar na esfera de, ou na área em que o Espírito se move e dirige. É orar quando Ele diz e como Ele nos dirige. Isto requer sensibilidade à Sua voz, para orarmos segundo as palavras que Ele revela. Orar na esfera do Espírito é uma oração profética. É declarar em oração o que Deus está a dizer. A língua de Ezequiel ficou presa ao céu-da-boca até que o Espírito lhe deu as palavras para falar, então Deus abriu a sua boca e ele proferiu os oráculos de Deus. (Ez. 3:26-27) João estava “no Espírito”, quando recebeu a revelação do fim dos tempos. (Ap. 1:10)
O último significado é estar “em conexão com.” Isto é dependência absoluta. O ramo não tem vida para além da videira. O ramo deve estar conectado para dar fruto. Jesus disse que as palavras que Ele proferiu eram as palavras que o Seu Pai Lhe tinha dado. O que Ele fez foi o que viu o Pai fazer. Jesus estava conectado. Ele estava no Espírito. Estar conectado com o Espírito de Deus significa ser um canal do Seu poder e da Sua graça para os outros. Quando o Senhor fala através de nós, a Sua vontade é realizada, pessoas são ajudadas e nós somos abençoados. Judas disse para edificarmos a nossa fé orando no Espírito. (Judas 20)
Orar no Espírito, numa língua desconhecida ou não, é a única maneira de orar de forma eficaz. Vem com a garantia de que a Sua vontade será feita e o Seu Reino virá à terra assim como no céu.
Escrituras para meditar:
Romanos 8:26-27; I Coríntios 14:14-15; Efésios 6:18; Judas 20
[Read the devotional «Praying in the Spirit» in English.]
Lindo devocional ! 🥰
Orar em Espírito é um ato de Amor e plena intimidade com o Pai, nosso criador. Deus se alegra muito dessa relação e cabe a cada um decidir viver esta comunhão.
Vale ressaltar dois pontos também importantes:
O primeiro ponto: Orar por alguém ou causas especiais, é uma forma de demonstrar amor, cuidado e empatia pela pela pessoa ou causa em questão. Além de agradar muito o coração de Deus. Orar por causas que beneficiam unicamente a pessoa que ora, é fácil. Mas quando decidimos lutar por algo ou até enfrentar guerras espirituais que nada tem a ver consigo, isso é um ato de muita fé e valentia.
O segundo ponto: O fato de estar envolvido em missões e qualquer outro trabalho para o reino de Deus, profetizar e verbalizar a palavra de Deus, não significa um pleno envolvimento. Simplesmente porque o verdadeiro envolvimento começa de dentro para fora. Ou seja, o coração deve sentir cada palavra proferida, cada oração realizada e cada missão cumprida. Só quando envolvemos o coração, é que estamos plenamente alinhados com Deus e tudo que se refere a Ele. 🙏♥️
Ursula Schneider