Ouvir Deus
Quando Pedro, Tiago e João estavam no monte com Jesus e viram a Sua transfiguração e glória, Pedro quis construir um memorial a esta experiência. Não é isso que muitos de nós fazemos? Nós adoramos as experiências passadas e não conseguimos perceber porque é que realmente aconteceram. Deus o Pai interrompeu Pedro com estas palavras: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.” (Mateus 17:5) Qualquer experiência ou movimento pode cristalizar-se num memorial se falharmos em ouvir o que o Espírito está a dizer hoje. O temor de Deus caiu sobre aqueles três discípulos enquanto desciam o monte com Jesus. Jesus disse-lhes para não falarem desta experiência a ninguém. Eles deviam apenas ouvir e aprender. Mais estava para vir.
Ouvir Deus falar não é tão fácil como parece. Muitos de nós condicionámos a nossa mente a ouvir apenas o que queremos ouvir. Se Deus dissesse: Arrepende-te!, ou: Submete-te!, ou: Dá!, muitos de nós iríamos filtrar em vez de recebermos isso como sendo Deus a falar connosco. Estes filtros vêm de várias formas. Primeiro há o filtro da negação. Este diz: “Isto não é para mim. Eu estou bem. Estou a fazer o meu melhor. Esta Palavra é para outra pessoa”. Muitas vezes lemos a Bíblia desta forma, atribuindo passagens fortes a outro tempo, cultura e povo. Vemos o que está escrito como fosse uma história e não como a Palavra de Deus.
O segundo filtro é o da ofensa. Isto é quando ficamos ofendidos com o que Deus nos diz, seja atravéz dum sermão, duma palavra profética, dum versículo bíblico ou de um conselho dos nossos líderes. Este filtro soa desta forma: “O quê! Estás a dizer que há algo de errado comigo? Quem és tu para julgar? Tu também tens problemas!” Este evitar de ouvir verdadeiramente o que Deus está a dizer, é notado quando transferimos a responsabilidade para outros. A pessoa sente-se atacada e contra-ataca. Quando a luz da Palavra de Deus ilumina áreas da nossa vida, é para nos fazer sair das trevas. Ser confrontado com a Palavra não é negativo, é libertador.
O terceiro filtro é o da autopiedade. Este filtro responde: “Eu não gosto desta forma de falar. Não vou voltar aqui novamente. Não me faz sentir bem comigo próprio.” Uma pessoa centrada em si mesma só quer o que a faz sentir-se bem. Quer o “leite” das Escrituras. Posso ser tão ousado ao ponto de perguntar quais são os versículos que tens sublinhados na tua Bíblia? São apenas aqueles das “emoções quentinhas”? A tua dieta é apenas leite, ou podes tomar algo mais nutritivo como espinafres ou carne? Todos nós vivemos numa sociedade viciada na tolerância em que o “eu estou bem, tu estás bem” é a filosofia mais em moda. A verdade tem sido posta de lado para que todos possam exaltar as suas próprias opiniões. Posso romper este filtro e gritar: “CRESCE!”?
Antes de sermos demasiado duros com Pedro, e dizermos: “Bem, Pedro, isso foi realmente estúpido”, talvez devêssemos ver com que frequência fazemos o mesmo. Realmente, a dificuldade em ouvir Deus não está na capacidade de Deus falar, mas na nossa capacidade de nos livrarmos de todos os filtros. Temos de ouvir a Palavra tal como Ela é falada. Se Deus diz que a imoralidade é pecado, então é pecado. Não podemos filtrá-la através da nossa cultura e ainda assim dizer que é a Palavra de Deus. O remédio de Deus para o pecado é o arrependimento, não um comprimido ou um abraço. Tudo o que temos de fazer é ouvir e obedecer. Esta é a chave para andar no Espírito Santo. Esta é a chave para nos movermos sempre com Ele. Não vamos adorar a memória das experiências que temos no cume do monte. Deus tem muito mais a dizer. “Escuta-O!”
Escrituras para meditar
Deuteronómio 28:1-14; Salmo 36:9; Mateus 17:1-9; João 5:24; Apocalipse 3:20
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «Hearing God» in English.]