Serás perseguido
Que pensamento edificante para começar a nossa meditação hoje! No entanto, a Bíblia diz: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Timóteo 3:12). Perseguição não é o mesmo que tribulação, que é outra promessa que podemos esperar. A perseguição tem a ver com o assédio, comportamento opressivo e agressão intensa de uma pessoa a outra por causa da sua religião, raça ou crenças. A tribulação, por outro lado, tem a ver com a mera passagem por tempos difíceis, tais como catástrofes naturais, dificuldades económicas e físicas, ou conflitos políticos. Quando Jesus ensinou, nas bem-aventuranças, sobre a perseguição, Ele qualificou a bênção concedida àqueles que foram perseguidos por causa da justiça (Mateus 5:10).
A minha pergunta para todos nós é: estamos qualificados para sermos perseguidos? Ao longo da história os cristãos têm sido sempre perseguidos. Em algumas gerações e em alguns lugares, é mais intenso do que em outros. Podes dizer que na tua nação ou na sociedade ocidental de hoje, existe liberdade religiosa, tolerância de sistemas de crenças variados e, portanto, nenhuma perseguição. Talvez a verdade seja que nos tenhamos misturado de tal forma na cultura da nossa sociedade que não somos suficientemente diferentes para sermos perseguidos. Estou certo de que mesmo no século I teria sido possível evitar a perseguição se realmente o quisessem. Poderiam manter a sua fé de uma forma privada e simplesmente seguir Jesus em silêncio por toda a sua vida. Para sermos perseguidos, temos de estar qualificados para isso.
As razões que vemos na Bíblia para a perseguição são estas: Pregar sobre a cruz, identificar-se abertamente com Jesus como Senhor e Salvador, viver com justiça e fazer o bem o tempo todo. Ter um estilo de vida que coloca Jesus em primeiro lugar e obedecer à Sua Palavra, independentemente do que os outros possam pensar, provoca oposição. Pouco depois do Dia de Pentecostes, os Apóstolos foram encarcerados pela sua pregação pública do Evangelho. Os líderes religiosos ordenaram que cessassem de falar de Jesus e espancaram-nos severamente. Os apóstolos regozijaram-se por terem tido o privilégio de sofrer perseguição, como Jesus tinha sofrido, e voltaram logo a pregar sobre Jesus. A Igreja nunca perdeu a ousadia de pregar o Evangelho, apesar de a perseguição os ter espalhado pelo mundo.
É difícil encontrar qualquer elogio para os “crentes secretos” na história da Igreja. Todos os heróis da fé são aqueles que sofreram perseguição e, no entanto, permaneceram fiéis ao Senhor. Se há algum aviso dado aos crentes, é este: “Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!” (Lucas 6:26). É claro que precisamos de ter a certeza de que estamos a sofrer perseguição por causa da justiça e não por causa de más atitudes e comportamentos. Precisamos de reflectir Jesus em todos os momentos e estar preparados para a oposição. Gosto da letra da música de Bob Dylan: Are you ready? (Estás pronto?) Na estrofe 2 diz o seguinte: “Estou pronto a dar a minha vida pelos irmãos, e a tomar a minha cruz? Será que me rendi à vontade de Deus, ou ainda estou a agir como se fosse chefe?”
Podes evitar perseguições e controvérsias diluindo o Evangelho e retirando a mensagem da cruz do conteúdo da tua pregação. Basta não falares em negar-se a si mesmo ou em exigir arrependimento e estarás bem. Ao evitar a perseguição, evitarás, também, ver o poder de Deus transformar as vidas das pessoas. A mensagem da cruz é o poder de Deus para todos aqueles que acreditam. Estarás disposto a sofrer oposição e perseguição maliciosa para ver os pecadores salvos? Estás pronto?
Escrituras para meditar
Mateus 5:10; Atos 5:18; 8:4; João 9:22; 1 Pedro 4:14, 16
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «You Will Be Persecuted» in English.]