Submissão mútua
Num mundo em que o pós-modernismo é a filosofia da maioria, verdades espirituais como “autoridade” e “submissão” tornaram-se turvas. O Pós-modernismo enaltece a ideia de que cada um determina por si mesmo o que é certo ou errado. Isto enfraquece a ordem de Deus, a Sua autoridade, e o Seu propósito em relação à responsabilidade individual. O resultado é: famílias que se separam por simples desacordos e igrejas que sofrem divisões. O ensino claro das Escrituras sobre a autoridade e submissão é negado, tendo como base as mudanças culturais.
Aqui estão cinco advertências sobre o perigo de “submissão mútua”, de como ela determina a forma como vivemos em casa, igreja e sociedade.
- O ensino de submissão mútua no “temor ao Senhor”, (Efésios 5:21), deve ser equilibrado pelo ensino da responsabilidade individual, (Efésios 5:22-32). A verdade fora de equilíbrio leva a heresia.
- A submissão mútua leva à eliminação de toda a autoridade. Parece que projeta a ideia de que, embora toda a autoridade venha de Deus, quando é dada ao homem, Deus perde o controlo, e então o homem abusa. Por medo deste abuso e de alguém ter mais poder do que outro, a autoridade é distribuída igualmente a cada pessoa.
- A base da rebelião consiste no desejo de alguémser igual. Satanás não queria ser maior do que Deus, mas ser igual a Ele. (Isaías 14:14). Este é o fundamento do humanismo, em que cada pessoa é o seu próprio deus, onde o objetivo é a tolerância mútua e a convivência pacífica. É como nos dias dos Juízes “cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.” (Juízes 21:25).
- Submissão mútua não dá valor ao poder da influência. Existem dois tipos de poder: um é pela posição, e outro por influência. Os dois trabalham juntos. Sem a posição a influência torna-se manipulativa, e sem a influência a posição corre o risco de ser abusiva e autoritária.
- Também elimina a necessidade de atitudes piedosas. Em I Pedro 3:1-6, as atitudes da esposa têm um poder e influência tremendas no seu lar, ao ponto de ganhar o marido incrédulo. Sem submissão estas atitudes não são cultivadas.
Embora a submissão mútua pareça boa e razoável, é destrutiva para os valores que temos abraçado. A autoridade e submissão salientam a responsabilidade pessoal, levando-nos a prestar contas e a ser responsáveis por outros. Esta é a base para uma sociedade moral, em vez de anárquica.
Escrituras Para Meditar
Romanos 13, Efésios 5:21-32; I Pedro 3:1-7; Salmos 68:6
Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.
Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.
[Read the devotional «Equal Submission» in English.]