O poder da humildade
Tantas vezes queremos ter “um bom nome”, sermos reconhecidos e valorizados. Estudamos para termos mais conhecimento e um título para que o nosso nome seja mais valorizado.
Um nome tem muita importância, e pode abrir ou fechar portas para o progresso das nossas vidas.
Jesus, o Filho de Deus, o próprio Deus feito homem, recebeu o nome sobre todos os outros nomes, tendo toda a autoridade nos céus e na terra. Mesmo assim, Jesus se humilhou nascendo numa sociedade oprimida, num povo pobre e numa família improvável. Jesus não nasceu rico, e nem veio à terra como um vencedor do céu. Ele nasceu e cresceu como um homem. Passou muitos anos dependente da sua mãe e pai para trazerem sustento e proteção.
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto
Isaías 8:21-22, 9:1-7
«Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Hebreus 4:15
As bem-aventuranças
Jesus deu o Seu ensinamento mais importante numa montanha para uma multidão de gente. A maior parte destas pessoas eram pessoas muito pobres e sofridas. Haviam algumas pessoas que tinham mais posses, mas todas estavam oprimidas pelo Império Romano. Neste ensinamento, Jesus explica os segredos para entrar no Reino dos Céus, ou como aceder a uma vida de liberdade. Acredito que Jesus aprendeu essas lições enquanto estava a crescer na casa dos pais.
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; 4 bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 5 bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6 bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7 bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8 bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9 bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10 bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; 11 bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:3-12
Talvez se fosse hoje em dia, teríamos esperado uma pregação motivacional, dando-nos ferramentas para sair de uma vida oprimida, para entrar numa nova realidade.
Era isso que o povo de Israel também esperava do seu Messias. No entanto, Jesus fala acerca do valor de:
- Pobreza – ter o Reino de Deus
Pobre de espírito é o estado de estar a em falta e dependente de Deus - Choro – ser consolado por Deus
Choro é quando sentimos o que Deus sente e somos movidos por compaixão - Mansidão – herdar a Terra
Mansidão não é fraqueza, mas é a força refreada - Fome – ser fartos
Fome é ter espaço no nosso interior para mais - Misericórdia – receber misericórdia
Misericórdia é honrar o outro e não dar o que é lhe merecido - Pureza – ver Deus
Pureza é ser como uma criança separado para o Pai - Pacificação – ser chamado filho de Deus
Pacificação é não ser ofendido e pensar o melhor de cada pessoa - Perseguição e Injúria – o Reino de Deus
Sofrer por Cristo demonstra ousadia e demonstração pública da fé
Jesus veio de uma forma humildade para trazer um Reino poderoso.
Tantas vezes queremos o Poder do Reino, mas não queremos vir de uma forma humilde.
O Que é Humildade?
Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações.
Como ter Humildade?
Todos queremos honra e exaltação, ninguém quer humildade.
- Derrota – faz-nos ver que não temos todo poder
- Sofrimento – faz-nos ver que somos fracos
- Opressão – faz-nos ver que outros têm mais poder de que nós
- Perda – faz-nos ver que nada nem ninguém é eterno
Deus Procura Humildade
Deus procura os humildes para entregar a Sua Graça
A Graça de Deus é a capacitação divina para alcançar um determinado objetivo.
Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.
Tiago 4:6
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.
2 Coríntios 12:9-10
A Humildade não está relacionada com o estado da nossa conta bancária ou com as circunstâncias à nossa volta.
Humildade é o nosso estado de espírito, em que reconhecemos a soberania de Deus e somos dependentes do Seu poder em nós.